sexta-feira, 6 de junho de 2008

METODOLOGIA



A metodologia aplicada á informática na educação segue a orientação teórica da pedagogia de projetos segundo a qual privilegia-se a prática na construção do conhecimento.A aprendizagem ocorre em múltiplas situações problema a que o sujeito experimenta ou se depara na vida.Neste sentido,o conhecimento ocorre num constante processo de mudança através do ciclo Descrição,Execução, Reflexão e Deparação ( Valente).Pode-se afimar que a metodologia aplicada a informática,relaciona-se com a assertiva de Freire quando afirma ninguém educa ninguém...Na verdade ,somos educados através do processo reflexivo de nossa práxis no mundo.A informática é um instrumento de apoio no processo educativo,através das diversas ferramentas.Não é a informática que orienta a educação,mas é a educação que se utiliza da informática para cumprir mais,ampla,plena e rapidamente a sua finalidade educativa.


texto retirado da proposta educação digital Maranhão

Um comentário:

EDUCAÇÃO DIGITAL disse...

Sim professora, concordo com você quando diz que não é a informática que orienta a educação, mas sim esta que se utiliza da informática para cumprir sua função educativa. Isso vem reforçar a ação aprender com tecnologia e não a partir das tecnologias. A informática deve ser uma ferramenta cognitiva que vai, através da intervenção pedagógica fará o aluno avançar de estágios elementares para estágios mais elevados de desenvolvimento mental.Nesse ponto o papel do professor é relevante para incentivar, instigar o aluno a prosseguir cada vez mais. Até breve Derenice